quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

A abordagem das diferentes áreas do conhecimento nos primeiros anos do ensino fundamental. Salto para o futuro, anos iniciais do ensino fundamental

A abordagem das diferentes áreas do conhecimento nos primeiros anos do ensino no fundamental, refere-se no primeiro momento uma professora de segundo ano articulando seus alunos a curiosidade, do descobrir, do saber e da interação com a construção de um projeto na sala de aula.
No projeto, foi descoberto o inicio e o fim do ciclo da vida de uma lagarta, no qual, teve o trabalho em grupo, a pesquisa, a tranca de saberes e ideias novas, e o incentivo da professora aos alunos na busca de hipóteses e construção do conhecimento.
Com isso, esta ideia da professora teve um bom resultado pois a linguagem ganhou uma dimensão de conhecimentos e de desenvolvimento na prática da aprendizagem. Neste caso a importância da ação docente foi essencial para na organização das informações, o modo de distribuir do conhecimento e trabalhar de acordo com as condições de trabalho existentes.
Em outra instancia o texto relata o conjunto de práticas que propicio a produção e a maneira de trabalhar em sala de aula. Evidenciando o currículo, onde é um “dispositivo grande efeito no processo de construção da identidade do estudante”, que a organização do currículo pode ser trabalhada de maneira de organizar os saberes e conhecimentos escolares.
Podemos dizer que, o professor é o agente que direciona o aluno, ele tem que conhecer o cotidiano dos alunos e aguçar o desejo do querer descobrir, pesquisar, e a escola andando junto com esses profissionais para que diminua o desinteresse dos alunos e melhore as condições da educação.

Seguem alguns textos que podem contribuir para a leitura do texto 3.

  Avaliação das habilidades de leitura e o ensino de língua: perspectivas da pesquisa no
âmbito do Prodocência
·    Currículo no contexto escolar
·    O papel do professor

Sem comentários:

Enviar um comentário