segunda-feira, 11 de março de 2013


A LINGUA PORTUGUESA NOS CURRÍCULOS FINAL DE SÉCULO .

(Marildes Marinho)

            A apresentação começa relatando a importância do título para o início da leitura, e logo depois explicando que este e um artigo feito pelos CEALE ( Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da FAe/UFMG), com objetivo de analisar alguns currículos de diferentes estados para auxiliar o Mec a elaborar o PCN para o ensino da Língua.

Ao começar a leitura o autora chama a atenção para analisar o currículo de maneira abrangente, onde não podemos ficar presa aos conteúdos ou definições teórico-metodológicos, e sim nos componentes políticos e as interpretações de diferentes textos.

De acordo com Magna Soares (1956), a partir dos anos 50, o Magistério foi se desvalorizando e o professor se tornando cada vez mais dependente do livro didático, no qual ela se refere como um “papel de produtor de atividade”. As línguas orais e escritas são muito importantes para a formação do indivíduo se relacionar com a sociedade, porém a gramática e um conteúdo de grande importância nos livros didáticos que cada vez se torna autônomo. Mas o conteúdo de alfabetização exige que o aprendizado deva ser a escrita e a fala de modo  que a gramática tradicional deve ser retirada.

No qual, o livro didático para os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), deve ter aspectos para incentivar o aluno a aprender o conteúdo ali apresentado e contribuir para o seu crescimento e espera que ele seja capaz de ler diferentes textos e compreende lós e produzir tentando aprimorá-los e fazer a própria revisão.

Desse modo, os currículos começam a ser analisados com novas concepções sintetizando a produção, com vários autores e marcado pelo movimento social da década. As estratégias de leitura começam com o processo de produção de texto é sua forma de organização e novos objetivos para o ensino da língua, surgindo uma diversidade na concepção nas três áreas básicas de ensino como a leitura, produção de texto e conhecimento linguístico ou gramático.

No inicio do texto relata que a gramática tradicional deve ser substituída, porém descreve que um estudo aponta que a gramática pode servir de suporte para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, assim a grande parte dos currículos situou a analise linguística como um procedimento útil nas atividades de leitura e produção de textos e tirar o conceito de assimilação de normas.

Por tanto, a importância desse estudo e conceder o processo de aprendizado como mais importante que o resultado final, a fim de avaliar o texto escrito como um processo diário e a gramática não deve ser um instrumento de penalização e que os textos devem ser de maior importância e que os profissionais de ensino deve trabalhar com os usos de funções e sintonia com os recursos da língua.   

1 comentário:

  1. A reflexao carece de maior aprofundamento e nao contemplou todos os topicos do texto.

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