A LINGUA
PORTUGUESA NOS CURRÍCULOS FINAL DE SÉCULO .
(Marildes Marinho)
A apresentação começa relatando a
importância do título para o início da leitura, e logo depois explicando que
este e um artigo feito pelos CEALE ( Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita
da FAe/UFMG), com objetivo de analisar alguns currículos de diferentes estados
para auxiliar o Mec a elaborar o PCN para o ensino da Língua.
Ao
começar a leitura o autora chama a atenção para analisar o currículo de maneira
abrangente, onde não podemos ficar presa aos conteúdos ou definições
teórico-metodológicos, e sim nos componentes políticos e as interpretações de
diferentes textos.
De
acordo com Magna Soares (1956), a partir dos anos 50, o Magistério foi se
desvalorizando e o professor se tornando cada vez mais dependente do livro
didático, no qual ela se refere como um “papel de produtor de atividade”. As
línguas orais e escritas são muito importantes para a formação do indivíduo se
relacionar com a sociedade, porém a gramática e um conteúdo de grande importância
nos livros didáticos que cada vez se torna autônomo. Mas o conteúdo de
alfabetização exige que o aprendizado deva ser a escrita e a fala de modo que a gramática tradicional deve ser retirada.
No
qual, o livro didático para os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), deve
ter aspectos para incentivar o aluno a aprender o conteúdo ali apresentado e
contribuir para o seu crescimento e espera que ele seja capaz de ler diferentes
textos e compreende lós e produzir tentando aprimorá-los e fazer a própria
revisão.
Desse
modo, os currículos começam a ser analisados com novas concepções sintetizando
a produção, com vários autores e marcado pelo movimento social da década. As estratégias
de leitura começam com o processo de produção de texto é sua forma de
organização e novos objetivos para o ensino da língua, surgindo uma diversidade
na concepção nas três áreas básicas de ensino como a leitura, produção de texto
e conhecimento linguístico ou gramático.
No
inicio do texto relata que a gramática tradicional deve ser substituída, porém
descreve que um estudo aponta que a gramática pode servir de suporte para o desenvolvimento
das habilidades de leitura e escrita, assim a grande parte dos currículos
situou a analise linguística como um procedimento útil nas atividades de
leitura e produção de textos e tirar o conceito de assimilação de normas.
Por
tanto, a importância desse estudo e conceder o processo de aprendizado como
mais importante que o resultado final, a fim de avaliar o texto escrito como um
processo diário e a gramática não deve ser um instrumento de penalização e que
os textos devem ser de maior importância e que os profissionais de ensino deve
trabalhar com os usos de funções e sintonia com os recursos da língua.
A reflexao carece de maior aprofundamento e nao contemplou todos os topicos do texto.
ResponderEliminar